─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ O Conselho da Federação aprovou uma lei sobre punição por não identificar o papel da URSS e da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Como decorre do documento, a assimilação pública dos objetivos, decisões e ações da liderança, comando e militares da União Soviética com os objetivos, decisões e ações da liderança, comando e militares da Alemanha nazista e seus aliados, como bem como a negação do papel decisivo do povo soviético na derrota do Terceiro Reich será considerada uma ofensa e missão humanitária da URSS durante a libertação dos países europeus.
Para os cidadãos, é estabelecida uma multa administrativa no valor de mil a dois mil rublos ou prisão por até 15 dias. Funcionários enfrentam uma multa de dois a quatro mil rublos, pessoas jurídicas – de dez a 50 mil.
Uma violação repetida será punida: para cidadãos – multa de 2,5 a 5 mil rublos ou prisão por até 15 dias; para funcionários – multa de cinco a 20 mil rublos ou desqualificação por um período de seis meses a um ano; para pessoas jurídicas – multa de 50 a 100 mil rublos ou suspensão das atividades por até 90 dias.