Nesta quarta-feira (02), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou a criação de comboios humanitários para ajudar a população ucraniana afetada pela guerra na região.
“Trata-se de produtos alimentícios, materiais de construção e outros elementos essenciais. Os órgãos federais do Executivo, em conjunto com as regiões russas, já prepararam 10.500 toneladas de carga humanitária”, afirmou Mijaíl Mizíntsev, chefe do Centro de Gestão da Defesa Nacional do Ministério da Defesa.
Além disso, o funcionário militar informou que um comboio humanitário chegou à Crimeia e outras localidades do Sul da Ucrânia.
Mizíntsev assinalou que criou-se um centro de coordenação interdepartamental para a questão humanitária na Ucrânia e que, desde então, estão trabalhando 24 horas para sanar os problemas do povo ucraniano:
“Nenhum residente da Ucrânia presente no território controlado pelas Forças Armadas russas, como também pelas unidades militares das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, ficarão sem comida, água ou qualquer produto essencial.”
Ao contrário do que diz a imprensa burguesa, Mizíntsev mencionou que a Rússia ofereceu receber em seus aeródromos os aviões estrangeiros para a evacuação de cidadãos localizados no território ucraniano. Segundo o Ministério da Defesa, o Reino Unido, a Itália, a China, a Polônia, a França, o Japão e mais países se dirigiram à Rússia pedindo ajuda na evacuação de seus cidadãos.





