─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Os provedores de internet holandeses bloquearam os sites RT e Sputnik News na Holanda, relata a Netherlands Broadcasting Corporation (NOS).
Foi divulgado que os provedores de Internet holandeses VodafoneZiggo, T-Mobile e KPN estão bloqueando os sites do canal de TV russo RT e da agência de notícias Sputnik News na Holanda desde hoje.
Em 2 de março, a União Européia proibiu a distribuição do sinal e conteúdo da RT e da Sputnik no contexto da operação russa para desmilitarizar a Ucrânia. Em particular, as seguintes organizações estão listadas no anexo da decisão: RT – Russia Today Inglês, RT – Russia Today UK, RT – Russia Today Alemanha, RT – Russia Today França e RT – Russia Today Espanhol, bem como Sputnik, sem mais detalhes. No mesmo dia, a empresa americana Meta desativou os aplicativos de todos os recursos do MIA Rossiya Segodnya. Jornalistas desses meios também foram alvos nas redes sociais – as contas pessoais de alguns funcionários, cidadãos dos respectivos países, foram marcadas no Twitter como “Mídia afiliada ao governo russo”.
Shell encerra participação em todos os projetos de petróleo e gás na Rússia
A anglo-holandesa Shell decidiu parar de participar de todos os projetos de petróleo e gás na Rússia, disse a empresa em um comunicado à imprensa .
“Como primeiro passo imediato, a empresa interromperá as compras à vista de petróleo russo”, diz o texto.
Em 28 de fevereiro, a Shell anunciou sua intenção de se retirar das joint ventures com a Gazprom e a Gazprom Neft e cessar a participação no gasoduto Nord Stream 2.