─ RT Espanha, tradução do DCO ─O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o ataque de helicóptero ucraniano de sexta-feira a um terminal de petróleo, dentro da Rússia, não ajudará futuras negociações de paz com Kiev. A instalação, localizada na região de Belgorod, pegou fogo após o ataque.
Explicando que o presidente Vladimir Putin foi informado sobre o assunto, Peskov acrescentou que “ é claro que isso não pode ser percebido como uma criação de condições confortáveis para continuar as negociações”. localidade.
O governador Vyacheslav Gladkov afirmou que dois helicópteros ucranianos cruzaram a fronteira e atingiram o local. Dois trabalhadores sofreram ferimentos sem risco de vida.
O Ministério da Defesa russo não comentou publicamente o incidente. Da mesma forma, o Estado-Maior ucraniano não comentou as alegações em seus relatórios regulares na sexta-feira, recusando-se a confirmar ou negar.
O site de notícias Segodnya.ua, no entanto, citou uma fonte militar ucraniana dizendo que a explosão no terminal ocorreu “devido a negligência ou para esconder a corrupção de alguém”.
Moscou atacou seu vizinho no final de fevereiro, após o fracasso da Ucrânia em implementar os termos dos acordos de Minsk assinados em 2014 e o eventual reconhecimento da Rússia das repúblicas de Donbass em Donetsk e Lugansk. Os protocolos intermediados pela Alemanha e pela França foram elaborados para regularizar o status dessas regiões dentro da Ucrânia.
A Rússia agora exigiu que Kiev se declare oficialmente um país neutro que nunca se juntará ao bloco militar da OTAN liderado pelos EUA. A Ucrânia diz que a ofensiva russa foi completamente espontânea e negou as alegações de que planejava retomar as duas repúblicas à força.