No ano de 1995, em Campo Grande, foi realizada a primeira edição dos Jogos Abertos Indígenas do Mato Grosso do Sul. A solenidade de abertura foi realizada no dia 26 de abril daquele ano, e contou com a participação de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, então ministro Extraordinário dos Esportes. A cerimônia ocorreu no parque de exposições Laucídio Coelho.
O Pelé, Rei do futebol, homem que ressignificou a própria visão dos outros países do mundo a respeito do Brasil e maior atleta do século XX, prestigiou o evento: “Sem dúvida nenhuma nós temos que dar todo o apoio porque é a nossa raça.” Os Jogos foram abertos por ele, numa festa da afirmação dos povos indígenas.
O evento teve inscritos centenas de indígenas de várias nações, foram 250 homens e 50 mulheres entre Guarani, Guató, Caiuá, Terena, Ofaié-xavante e Cadiuéu.
Nas provas tradicionais da cultura indígena, como arco e flecha, arremesso de lança, bodoque (espécie de estilingue) e travessia de lagoa não foram contados pontos. Houve ainda provas de atletismo e vôlei, cabo-de-guerra, futebol de salão, futebol de campo e pesca em barranco, com premiação para os três primeiros colocados em provas individuais e por equipes.
Hoje, o estado do Mato Grosso do Sul é o terceiro com a maior população indígena do Brasil, com mais de 80 mil integrantes.