A reta final da segunda divisão do campeonato mais disputado do mundo ganhou contornos dramáticos. Pela primeira vez na história, o acesso à Série A será definido em confronto direto entre o 4º e o 5º colocados na última rodada. O Vasco depende de uma vitória ou de um empate para subir; já para o Ituano, apenas a vitória serve.
Isso ocorre porque Cruzeiro e Grêmio já subiram matematicamente para a primeira divisão do campeonato. Enquanto isso, Bahia (3º) e Vasco (4º) têm 59 pontos, mas o Bahia leva vantagem no saldo de gols, de modo que, apesar de o acesso do Bahia à Série A ainda não estar definido matematicamente, ele é quase certo.
Portanto, sobra apenas a 4ª vaga em disputa. E, para tornar ainda mais emocionante, a última rodada contará com o jogo entre Vasco (4º colocado – 59 pontos) e Ituano (5º colocado – 57 pontos).
O Vasco da Gama terá de visitar a cidade de Itu e jogará longe de sua torcida – é válido lembrar que o desempenho do clube carioca como visitante nesta Série B é baixíssimo. O time de Nenê contará com a vantagem de precisar apenas de um empate no confronto, assim como contará com a volta de Raniel e de Luiz Henrique, que estavam suspensos. Para o clube, trata-se de um jogo de vida ou morte: ou consegue o acesso e volta à elite nacional, ou disputará a Série B pelo 3º ano seguido.
É preciso lembrar também que o Gigante da Colina passou por um processo de “privatização” recentemente, tendo virado clube-empresa – de modo semelhante ao Botafogo e Cruzeiro. A 777 Partners, que comprou a SAF do Vasco, prometeu que traria reforços e que colocaria o Vasco, novamente, entre os times que disputam os principais títulos do País, o que aumenta ainda mais a pressão para este jogo.
Já pelo lado do Ituano, um acesso à Série A seria histórico. O time, comandado pelos jogadores Vinícius Paiva e Aylon, jogará o jogo mais importante de sua história amanhã. O time do interior paulista, que foi o campeão da Série C de 2021, começou o atual campeonato muito mal: chegou a estar na zona do rebaixamento na 11ª rodada. No fim do primeiro turno, o clube de Itu estava em 16º lugar, com o mesmo número de pontos do CSA, primeiro time no Z-4.
Do fim do primeiro turno para a 37ª rodada, o Ituano teve uma ascensão meteórica. Fugiu da briga contra o rebaixamento e passou a sonhar com o acesso: subiu dos 20 pontos que tinha na 19ª rodada para 57, tendo obtido 37 pontos. Se fosse feito um recorte apenas do segundo turno, o Ituano seria o líder do campeonato com 37 pontos, a frente até mesmo do Cruzeiro, que fez 33 pontos neste mesmo período, e muito a frente do Vasco, que fez apenas 24 pontos no segundo turno.
Agora, eles se enfrentarão e o destino destes dois clubes será selado. Para o Ituano, é a chance de conseguir uma gigantesca superação e um acesso inédito à primeira divisão; para o Vasco, é a chance de pôr fim à crise que acomete o clube, se reerguer e voltar a disputar títulos da alta prateleira nacional. O duelo da vida destes clubes será travado no Estádio Novelli Júnior, em Itu, domingo, às 18h30.





