─ TeleSur ─ As forças de segurança do Sri Lanka desmantelaram o acampamento de protesto do lado de fora da Secretaria Presidencial em Colombo na sexta-feira, depois que Ranil Wickremesinghe foi empossado como oitavo presidente.
De acordo com a mídia local, durante a violenta intervenção policial, cerca de nove manifestantes foram presos enquanto civis com ferimentos foram relatados e tiveram que ser hospitalizados.
Os manifestantes foram divididos à força, apesar de terem anunciado que se retirariam dentro do prazo de 72 horas proposto pelo governo, depois que Wickremesinghe tomou posse como presidente.
Por sua vez, a Comissão de Direitos Humanos do Sri Lanka denunciou a repressão policial contra os protestos civis, entretanto, pediu a identificação dos executores e responsáveis por este evento que violou direitos fundamentais.
O acampamento Galle Face foi o principal foco dos protestos em Colombo, onde ainda permaneciam dezenas de manifestantes, que foram desocupados horas antes da posse do novo primeiro-ministro, Dinesh Gunawardena.
Em 27 de julho, a formação de um novo gabinete pelo parlamento começará a substituir o grupo de ministros que permanecem no poder em meio a um contexto temperado pela grave crise política que o país atravessa.
Embora os primeiros protestos tenham começado em março passado, foi a partir de 9 de abril que os manifestantes começaram a ocupar Galle Face, o que levou à renúncia do ex-presidente Gotabaja Rajapaksa.





