O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou neste sábado (19), em um encontro com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, um pacote de defesa aérea de 50 milhões de libras. A ajuda faz parte dos milhões já gastos pelo imperialismo na guerra contra a Rússia, sem que isso tenha influenciado em nenhum avanço significativo da Ucrânia no conflito.
Todas as sanções aplicadas a Rússia acabaram por prejudicar a Europa, sobretudo com a falta de gás e petróleo. Países como a própria Inglaterra tem sofrido altas taxas de inflação e entraram em um regime restrito de gasto de energia elétrica. Nesse sentido, a ajuda de Rishi Sunak é uma prova de que, apesar dos argumentos identitários, esse ainda é um homem do imperialismo que não liga nem um pouco para a população do país o qual governa.
A ajuda a Ucrânia é só mais uma entre tantas no meio da guerra e, além de piorar a situação de Sunak, terceiro primeiro-ministro do país só este ano, pode simplesmente não ter efeito nenhum para a Ucrânia.
Leia abaixo a edição do Diário Causa Operária de hoje!