─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse que se a Ucrânia continuar a escalar contra a república, provocar, então Minsk responderá.
“Se apenas a Ucrânia continuar a escalar contra a Bielorrússia, responderemos”, disse ele em entrevista ao canal de TV japonês TBS. O vídeo da entrevista foi postado pelo canal Pool of the First Telegram junto à assessoria de imprensa do chefe de Estado.
De acordo com Lukashenko, de 23 a 24 de fevereiro, a Ucrânia planejava atacar de quatro pontos na Bielorrússia, o lado ucraniano viola a fronteira bielorrussa com aeronaves.
“Portanto, se eles nos provocarem constantemente, seremos forçados a responder. Mas estou praticamente convencido de que não teremos que lutar com a Ucrânia”, disse o presidente bielorrusso.
Rússia oferece à Ucrânia uma versão aceitável do acordo, disse Lukashenko
As condições em que a Rússia oferece à Ucrânia para negociar são absolutamente aceitáveis para Kiev, disse o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, em entrevista ao canal de TV japonês TBS.
As palavras do chefe de Estado foram citadas pela agência Sputnik Belarus.
“Pela primeira vez, vou dizer a verdade: a Rússia está oferecendo à Ucrânia, Putin está oferecendo Zelensky, uma versão absolutamente aceitável do acordo. E hoje ainda é possível que a Ucrânia e a Rússia cheguem a um acordo. Se Zelensky não concordar com isso, então, acredite, ele terá que assinar um ato de rendição em pouco tempo.”
O líder bielorrusso expressou confiança de que em um futuro próximo “este conflito – a operação da Rússia – terminará pacificamente” e Moscou “não perderá”.



