Milhares de russos saíram hoje (23) às ruas de Moscou se manifestando em defesa da realização dos referendos no sudeste da Ucrânia e a favor da adesão daquela região à Federação Russa.
Com bandeiras da Rússia, da União Soviética, do partido Rússia Unida (de Vladimir Putin), da fita de São Jorge, com as siglas das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, dentre outras, eles se reuniram do lado de fora da Praça Vermelha, em volta da estátua de Jorge Jukov, marechal responsável pela vitória militar contra o nazismo na II Guerra Mundial.
Nesta sexta-feira, começaram a ser realizados os referendos em Donetsk, Lugansk, Kherson e na parte de Zaporíjia que foi libertada pelos russos e pelas milícias populares das mãos do exército ucraniano.
A realização do referendo termina na próxima terça (27). Como a maioria da população dessas regiões defende a adesão à Rússia e sofreu o trauma da invasão ucraniana (inclusive com soldados e milicianos nazistas os reprimindo), o mais provável é que os referendos deem vitória à proposta de incorporação à Rússia.
Leia a edição de hoje do DCO: