Alguns acontecimentos recentes, como os casos de Monark e Daniel Silveira, ou os casos de censura contra a imprensa russa, como RT e Sputnik, despertaram novamente a discussão sobre a liberdade de expressão no Brasil e no mundo. Este direito é algo democrático e uma pauta histórica da esquerda e dos estudantes, uma vez que a expressão é parte fundamental das nossas vidas e é crucial para que se espalhe uma política revolucionária e efetiva pelos jovens brasileiros, os conscientizando e os trazendo para a luta.
A liberdade de expressão só existe de forma ilimitada e irrestrita
A liberdade de expressão deve ser irrestrita e ilimitada — essa deve ser a concepção revolucionária adotada pelos estudantes, algo que é efetivamente defendido e colocado em prática pela Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). Essa posição é adotada pois devemos ter claro de que não devemos dar ao Estado o poder de reprimir sua população, uma vez que não temos controle sobre o judiciário e essa censura bárbara facilmente irá se voltar contra nós, assim como já acontece.
O Estado não deve ter controle sobre o que os cidadãos falam, muito menos os estudantes. Isso irá servir para que nos calem e nos destruam, nos impedindo de pensar e de divulgar as ideias revolucionárias que devem ser seguidas pela juventude. Este controle servirá apenas para que a burguesia mantenha firme as rédeas que prendem os estudantes, impedindo o movimento operário e estudantil de crescer e se libertar das correntes do reacionarismo.
Controlar a liberdade de expressão é a política do golpe
Os estudantes precisam se mobilizar em defesa desse direito democrático. São décadas de conquistas prestes a serem jogadas no lixo pela censura do Estado, e é dever dos estudantes, o setor mais revolucionário da esquerda, fazer com que essa situação seja revertida. É necessário que lutemos por um movimento estudantil forte, construído pela base e que atenda efetivamente aos anseios da juventude, opondo-se a Bolsonaro e aos golpistas que nos calam diariamente para parar nossa luta. Devemos poder falar o que quisermos! Mobilizar já pela liberdade de expressão irrestrita e ilimitada!