─ RT, tradução DCO ─ Varsóvia obrigou a subsidiária polonesa da gigante de energia russa Novatek a transferir sua infraestrutura de gás para as empresas estatais do país, disse o porta-voz do governo Piotr Müller na sexta-feira. A Novatek, que está na lista de sanções da Polônia, interrompeu na quinta-feira o fornecimento de gás para algumas regiões do país.
“Hoje o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki solicitou às empresas estatais PGNiG, PSG e Gaz-System que forneçam imediatamente gás às redes de propriedade formal da Novatek, com base na lei de gerenciamento de crises”, disse Müller.
Acrescentou que, por despacho do primeiro-ministro, a subsidiária da Novatek, Novatek Green Energy, está obrigada a transferir as redes para aquelas empresas, que irão fornecer gás aos municípios cortados.
Segundo o porta-voz, o processo de transferência começará imediatamente. “Tudo depende, é claro, se haverá resistência da Novatek e de seus funcionários. Se houver, então, de acordo com a lei de gestão anticrise, podemos aplicar meios coercitivos”, explicou Müller.
Na quinta-feira, as autoridades polonesas disseram que várias dezenas de municípios ficaram sem gás liquefeito depois que a Novatek, atingida pelas sanções, suspendeu o fornecimento. A Polônia já havia imposto sanções a 50 pessoas jurídicas e físicas russas, incluindo empresas de energia.