Centenas de peruanos se reuniram nas proximidades do Congresso Nacional no marco da marcha ‘La toma de Lima’, na manhã de hoje (10), em uma manifestação promovida por sindicatos e organizações sociais que se solidarizaram com o governo de seu presidente Pedro Castillo.
A população busca conseguir que o governo tome as medidas prometidas na campanha de 2021, como convocar uma assembleia constituinte para elaborar uma nova Carta Magna e o fechamento do Congresso.
A marcha provocou a suspensão da sessão que o Congresso peruano havia marcado para esta quinta-feira, a sessão ia discutir uma autorização de saída do país para o presidente Castillo, que deve viajar para a Cidade do México e Santiago para participar da XVII Cúpula Presidencial da Aliança do Pacífico e do IV Gabinete Binacional entre Peru e Chile.
Castillo, não consegue governar como deseja, tem uma política confusa e direitista, o Congresso é formado por maioria de oposição, está no poder desde julho de 2021, já enfrentou duas tentativas de impeachment e respondeu a seis investigações fiscais por suposta corrupção. Motivo pelo qual ele precisaria de autorização para sair do país. Porém os seus eleitores sustentam o seu governo, que se consagra popular.