Segundo conta Pelé, quando a Seleção Brasileira perdeu a final da Copa do Mundo de 1950, ele, com menos de 10 anos de idade, viu seu pai chorando com o ouvido colado no rádio. Pelé teria dito a Seu Dondinho, que era jogador de futebol, que não precisava chorar, pois ele traria uma Copa do Mundo para o Brasil.
Poderia ser apenas um consolo ingênuo de uma criança a seu pai, mas era uma profecia. Oito anos depois, com apenas 17 anos, Pelé trazia para o Brasil, junto com uma Seleção de craques, a primeira Taça do mundo.
O jovem profeta Pelé talvez não tivesse total consciência de que sua profecia não traria alegria apenas ao seu pai. Seus feitos foram a alegria de uma nação inteira, foram a alegria do mundo todo.
O futebol de Pelé é como uma canção perfeita em que a humanidade toda parasse para ouvir em estado de sublimação. A alegria do futebol, o deleite de assistir a um drible, a alegria explosiva de um gol é o sublime.
Pelé não é o inventor do futebol arte, ele é seu maior e mais perfeito representante. Pelé é o ponto mais alto, portanto insuperável, dessa arte criada pelo povo brasileiro. Ele é o produto mais acabado dessa criação social que foi exportada para o mundo e que ninguém consegue fazer como os brasileiros.
Compartilhamos do choro de Seu Dodinho em cada Copa perdida. Todas injustas, porque a arte merece ganhar sempre. Mas nós temos Pelé e milhões de craques que são seus discípulos e sabemos que no final a arte vai vencer.
Pelé deu alegria para o povo. O Brasil é mais alegre por causa dele.
Agradecemos por ter vivido na mesma época de Pelé, o Rei. Daqui a séculos, as gerações falarão que muito tempo atrás houve a humanidade deu à luz um gênio de uma arte feita com a bola nos pés. Pelé estará na lista de gênios: Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Mozart, Beethoven, Camões, Shakespeare, Dante, Cervantes, Tchaikovski, Tolstoi, Monet, Picasso.
Pelé é o sublime é a alegria do povo, é o Rei negro dos povos oprimidos do mundo, que colocou diante dos pés até os poderosos.
Vive o Rei Pelé! Viva a arte! Viva o futebol brasileiro!