Josep Borrell, chefe da diplomacia europeia declarou, depois de uma reunião com líderes da União Europeia, que a assistência militar total enviada pela União Europeia (UE) à Ucrânia chegou a 8.000 milhões de euros.
Toda essa ajuda na verdade, se torna em atraso para que chegue ao fim o conflito entre Rússia e Ucrânia, países imperialistas, com medo de perder a soberania comercial e econômica do planeta usam o povo ucraniano como “bucha de canhão” para tentar barrar a evolução da Rússia e China.
“Pedi aos meus oficiais militares que me fornecessem a estimativa mais precisa do montante do apoio militar da UE à Ucrânia… Armamentos no valor total de pelo menos 8 mil milhões de euros foram entregues pela UE e pelos Estados-Membros ou como ajuda bilateral” , disse Borrell.
Em abril passado, a Rússia enviou notas de protesto aos países que fornecem armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer remessa de armas para Kyiv se tornaria um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.