─ RT Espanha ─
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta quarta-feira que aceite o pagamento pelo fornecimento de gás natural russo à Europa apenas em rublos .
“Não faz sentido fornecer nossos produtos à UE e aos Estados Unidos e cobrar em dólares e euros”, declarou o presidente durante uma reunião com membros do governo russo.
“É por isso que decidi colocar em prática, o mais rápido possível, um conjunto de medidas […] para transferir o pagamento do nosso gás natural fornecido para os chamados países não amigos em rublos russos”, disse ele.
Putin enfatizou que se trata de abandonar o uso de “todas as moedas comprometidas”. Ele apontou:
“Nas últimas semanas, vários países ocidentais tomaram decisões ilegítimas de congelar ativos russos. O Ocidente na verdade traçou uma linha sob a credibilidade de suas moedas, apagando a confiança nelas.”
O presidente acrescentou que tanto os EUA quanto a União Européia violaram suas obrigações com a Rússia em princípio. “E agora todos sabem que as obrigações em dólar e euro podem não ser cumpridas”, disse ele.
Ele também garantiu que a Rússia continuará fornecendo gás para outros estados de acordo com os volumes e preços estipulados em contratos anteriores. “Gostaria de destacar separadamente que a Rússia continuará a fornecer gás natural de acordo com os volumes, preços e princípios de precificação estabelecidos nos contratos celebrados anteriormente”, disse ele.
Além disso, o presidente russo destacou que os consumidores estrangeiros devem poder realizar as operações necessárias depois que a Rússia começar a receber pagamentos de gás de países não amigos em rublos. “Peço ao governo que dê a devida diretriz à Gazprom para fazer alterações nos contratos existentes. Ao mesmo tempo, todos os consumidores estrangeiros devem ter a oportunidade de realizar as transações necessárias “, disse.
Após as observações de Putin, o preço do gás na Europa ultrapassou US$ 1.350 por 1.000 metros cúbicos em negociação de ações na quarta-feira, segundo dados da bolsa de valores de Londres ICE . O preço dos futuros entregues em abril no mercado holandês de TTF subiu para US$ 1.353 por 1.000 metros cúbicos, ou 118,75 euros por megawatt-hora. No total, o preço do gás subiu 20% desde o início das operações.
Na opinião de Julio Gambina, economista da Fundação de Pesquisas Sociais e Políticas, com sede na Argentina, o movimento de Moscou de aceitar pagamentos pelo gás apenas em rublos teria um impacto em todo o mercado internacional de energia. Segundo o especialista, hoje a comunidade internacional enfrenta o fenômeno de uma “guerra cambial”.