─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ A Otan não enviará forças para a Ucrânia, porque isso levaria a um conflito em grande escala com a Rússia, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em entrevista coletiva na quinta-feira.
“Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de garantir que o conflito [na Ucrânia] não se torne uma guerra completa entre a Otan e a Rússia”, disse Stoltenberg, respondendo a uma pergunta sobre a proposta da Polônia de enviar uma missão de paz à Ucrânia. “Não vamos enviar tropas no terreno na Ucrânia, porque a única maneira de fazer isso é estarmos preparados para entrar em conflito total com as tropas russas”.
A Otan também não deve permitir uma escalada ainda maior do conflito na Ucrânia e um confronto com a Rússia, o que levará ao envio de tropas da aliança em território ucraniano, disse o secretário-geral da Otan.
“Estamos determinados a fazer tudo o que pudermos para apoiar a Ucrânia e congratulo-me com as ofertas concretas de assistência feitas pelos aliados hoje. Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de garantir que o conflito não se agrave, porque isso seria ainda mais perigoso e mais devastador”, disse Stoltenberg, enfatizando que o envio de tropas da Otan para a Ucrânia resultaria em um confronto militar direto com a Rússia.