─ Sputnik News ─ A operação militar especial da Rússia na Ucrânia contém a expansão da OTAN e avança uma nova ordem econômica mundial, afirmou Jesús Farías, deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, o parlamento unicameral do país.
“Chegou a hora deles com a grande iniciativa que vai desenvolvendo a Rússia, dá uma freada ao expansionismo da OTAN e se inicia um novo ciclo na história da humanidade, está nascendo e se está consolidando uma nova ordem econômica mundial, e agradecemos isso à Rússia”, declarou Farías.“Desde Venezuela saudamos o esforço que o presidente Vladimir Putin está fazendo, da Rússia como nação, estão realizando uma tarefa gigantesca, a que devia fazer toda a humanidade, enfrentar a OTAN, é uma grande máquina de guerra, de destruição e de terror, que tem gerado os maiores desastres no planeta”, disse.
O legislador do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) governista também condenou as sanções antirrussas, que apontou estarem “tendo gravíssimas repercussões para toda a humanidade“, com um aumento dos preços, escassez de produtos e recessão mundial. Tudo isso, segundo ele, é um crime não só contra a Rússia, mas também contra a humanidade.
Jesús Farías crê que isso colocará um fim à hegemonia dos EUA e da OTAN e criará uma nova ordem econômica e militar mundial.
Apesar disso, a Rússia tem garantido que continuará seus compromissos de fornecer produtos essenciais necessários à Ásia, África, América Latina e Oriente Médio.
Além de ser uma importante fornecedora de petróleo e gás, a Rússia também é a terceira maior produtora de fertilizantes nitrogenados do mundo, devido à importância do gás para criar o produto. A Rússia tem uma proporção de 15% do comércio mundial de fertilizantes nitrogenados e 17% de fertilizantes potássicos, cujo preço vem aumentando desde finais de 2021, o que se agravou com a intensificação do conflito na Ucrânia.
Os fertilizantes são compostos de várias fontes naturais ou sintéticas usadas para fornecer nutrientes às plantas, que permitem expandir o rendimento agrícola. Estima-se que entre um terço e metade de toda a produção de alimentos da humanidade é garantida por fertilizantes nitrogenados, principalmente cereais.
De acordo com o portal Castellum.AI, a Rússia é agora o país mais sancionado do mundo, ultrapassando a Coreia do Norte, Irã, Síria e Venezuela. Mais de 6.650 novas restrições foram aplicadas à Rússia desde meados de fevereiro, em comparação com as mais de 2.750 que estavam em vigor até aí.