Na última semana, o Ministério da Defesa russo emitiu um comunicado, dizendo que existem pelo menos 4 laboratórios biológicos na Nigéria controlados pelos EUA, e o vírus da varíola dos macacos é produzido nesses laboratórios.
Além disso, afirmaram que os cientistas dos EUA treinou uma equipe ucraniana, na Ucrânia sobre como tratar com doenças infecciosas “semelhantes à varíola”, dizia o documento.
O Sputnik News citou Igor Kirillov, chefe das tropas russas de radiação, defesa química e biológica, dizendo que a conclusão da Organização Mundial da Saúde (OMS) éde que a varíola se espalhou a partir da Nigéria e que os laboratórios biológicos dos EUA eram os responsáveis.
Afirmam que os laboratórios dos EUA estavam presentes nas cidades nigerianas de Abuja, Zaria e Lagos.
Fica a dúvida, a vacinação de militares e trabalhadores médicos dos EUA com a varíola dos macacos não indicaria que o governo dos EUA considera como uma proteção necessária, aleatoriamente suspeita?
O Ministério da Defesa russo declarou que a Rússia pediu à Organização Mundial da Saúde que investigasse o laboratório biológico nigeriano financiado pelos Estados Unidos.