Foi quando a lenda tinha apenas 13 anos de idade, enquanto era treinador dirigindo o Bauru Atlético Clube , em 1954, que Waldemar de Brito descobriu Pelé.
Waldemar de Brito, que também foi jogador de futebol , atuando pelo São Paulo da Floresta em 1933, chegando a ser inclusive o artilheiro do campeonato paulista nesse mesmo ano, com 21 gols marcados , foi o responsável por sentenciar ao presidente do Santos Futebol Clube , Athiê Jorge Cury , ao apresentar lhe o menino Edson Arantes do Nascimento , Pelé, “Vai ser o maior do mundo”.
Waldemar ao deparar com aquele talentoso garoto que era conhecido nas ruas como”Gasolina”, em um primeiro momento levou o então menino Pelé para jogar no infantil juvenil do Bauru Atlético Clube, vulgo Baquinho.
Mas logo após o jogo contra o time do Flamenguinho no qual o menino Edson marcou 7 dos 12 gols do Bauru , os ventos o sopraram para voos muito maiores levando o ao Santos , com apenas 15 anos de idade.
Além de descobridor da maior lenda do futebol mundial ,Waldemir foi, sem dúvida, um jogador de futebol muito talentoso e até hoje o maior artilheiro da história do São Paulo Futebol Clube, sendo o único a superar a marca de mais de um gol por partida.
Waldemar de Brito também defendeu a seleção brasileira na copa do mundo de 1934 , participando ao todo de 17 partidas com a camisa canarinha e tornando se o artilheiro com vinte gols marcados durante o mundial.
No campeonato brasileiro , além do São Paulo, Waldemar vestiu a camisa do Botafogo, Flamengo, Portuguesa , Palmeiras e por fim Portuguesa Santista , onde encerrou a carreira de jogador de futebol em 1946. Jogou também na Argentina pelo San Lorenzo.