Na última semana de março, movimentação das Forças Armadas Brasileiras chamaram a atenção da população no estado de Santa Catarina. Aproximadamente 180 militares do Exército Brasileiro de Florianópolis (63º Batalhão de Infantaria e 14º Pelotão de Polícia do Exército), Joinville (62º Batalhão de Infantaria), Porto União (5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado), além de militares de Blumenau (23º Batalhão de Infantaria), participaram das ações.
Em atividade conjunta com a PM (Polícia Militar) realizaram na manhã da última quinta-feira (24) barreiras e abordagens em bairros operários de Blumenau. A movimentação também foi observada na noite de domingo (27) em Joinville.
A “Operação Encano” segundo o Exército, seria um exercício com o objetivo de adestrar os pelotões da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 5ª Divisão de Exército para atuações em atividades de “garantia da lei e da ordem” a GLO, especialmente em faixa de fronteira.
A pergunta que fica é, qual a motivação do treinamento? O que a burguesia pretende e quais as informações que ela tem que nós não temos para o treinamento nas duas cidades mais industrializadas do estado?
É necessário ficar atendo e organizar desde já a população, para aqueles que acham que es eleições de 2022 serão um passeio estão redondamente enganados, seja o que for que pretende a burguesia, não é nada que beneficie a população.