O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, publicou hoje em seu perfil na rede social Twitter felicitações pelo dia de nascimento do revolucionário León Trótski:
“Celebramos o nascimento do revolucionário e político soviético Leon Trotsky, que foi um dos líderes e teóricos da Revolução Russa, é considerado uma referência do pensamento de esquerda no mundo por suas grandes contribuições ao movimento operário e à teoria marxista.”
Essa não é a primeira vez que Maduro saúda Leon Trótski. Em outros dois momentos, valendo-se de datas comemorativas, o presidente venezuelano destacou a importância do revolucionário para a Revolução Russa.
As menções positivas a Trótski não são mero formalismo de Maduro, mas um gesto político muito calculado. Sá um aceno de seu governo, um governo popular, nacionalista burguês, às suas bases, que simpatizam com os ideias da Revolução Russa, a primeira a expropriar a burguesia de seu país. E são, também, um reconhecimento da política revolucionária de Leon Trótski, que, já na década de 1930, compreendia com exatidão o fenômeno do nacionalismo burguês e defendia o movimento do imperialismo.