A campanha em solidariedade ao companheiro Neuder Bastos está indo bem e continua. A vakinha criada pelo PCO já conta com R$ 77.581,39 arrecadados até o momento e mobilizou 721 apoiadores.
Graças a isto, o companheiro conseguiu iniciar seu tratamento e realizou duas das seis sessões de quimioterapia necessárias. Cada uma das sessões custa 20 mil reais e precisam ser realizadas quinzenalmente. Nesta semana, o camarada deve iniciar a terceira etapa.
Companheiro Neuder durante a segunda sessão da quimioterapia.
Por iniciativa de alguns militantes, foi proposta uma maneira de ajudar com os custos altíssimos do tratamento em um hospital particular, visto que há uma fila enorme (de aproximadamente três meses) no SUS, onde ele se inscreveu para o tratamento e, a situação de urgência que requer o seu tratamento. Ainda aguardamos uma posição do Sistema de Saúde para poder ser atendido gratuitamente.
No entanto, o sistema público foi duramente afetado pelo Golpe. Os cortes na saúde promovidos pelo governo Temer (2016 – 2019) até o atual governo, já acumularam o valor de 36,9 bilhões de reais. O governo Bolsonaro seguiu a mesma política de sucateamento do SUS. Só no último período, para preservar os recursos destinados ao “orçamento secreto”, cortou R$ 3,3 bilhões de 12 programas do Ministério da Saúde para 2023.
Quem é Neuder?
Neuder é um antigo militante do Partido da Causa Operária, desde 1998. Iniciou a militância durante a juventude e esteve ao lado do Partido em todos os seus processos neste século. Participou ativamente da luta contra o golpe, desde a campanha pela anulação do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, passando pela luta contra a prisão e pela liberdade do Lula, até sua recente eleição.
Atua também no Coletivo Sindical, na corrente dos Professores em Luta. Trouxe sua família para militar no PCO, incluindo sua filha (militante da Aliança da Juventude Revolucionária), sabendo que a luta do partido revolucionário é o ponto mais alto de qualquer atividade humana neste período de decadência do capitalismo.
O método da classe operária
A campanha de solidariedade é a forma tradicional que a classe operária lida com seus problemas objetivos, mas também subjetivos. É assim nos sindicatos, nos bairros populares e, portanto, é natural que seja assim num partido operário.
Da mesma forma que os moradores se apoiam quando outro morador do bairro está com dificuldades e precisa de ajuda e os trabalhadores do sindicato atuam coletivamente para conquistar seus direitos democráticos e trabalhistas; o PCO realiza campanhas públicas para atingir seus objetivos. Isso é necessário, pois, tratando-se de formas de organização da classe operária, não existe outro método além de sua própria mobilização.
Colabore
Neuder sofre de um câncer muito invasivo e agressivo, que começou no intestino, chegou até ao fígado e pode se expandir e, por isso, precisa de toda a ajuda daqueles que puderem ser solidários neste momento difícil. Contribua!
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/solidariedade-com-o-companheiro-neuder-na-luta-contra-o-cancer