─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Soldados dos batalhões nacionais ucranianos minaram a barragem do reservatório de Karlovsky na República Democrática do Donetsk, disse o coronel-general Mikhail Mizintsev, chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional da Rússia.
“No caso de uma explosão, seis assentamentos com uma população total de mais de dez mil pessoas estarão na zona de inundação”, disse ele.
De acordo com Mizintsev, após a drenagem da água em toda a área de inundação, o sistema de suporte à vida será danificado – esgoto, abastecimento de água, instalações de tratamento de água com tanques com produtos químicos. Isso levará a uma deterioração acentuada da situação sanitária e epidemiológica na área de inundações e à propagação de doenças infecciosas.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia. Segundo o presidente Vladimir Putin, seu objetivo é “proteger as pessoas que foram submetidas a abusos, genocídios pelo regime de Kiev por oito anos”.
Conforme declarado pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas e já reduziram significativamente o potencial de combate da Ucrânia. A principal tarefa no departamento militar russo foi chamada de libertação de Donbass .