A cantora Elza Soares, considerada uma das mais belas vozes do mundo da música popular de todos os tempos, faleceu nessa tarde, aos 91 anos. Conforme comunicado da Equipe Elza, a cantora faleceu hoje em sua residência do Rio de Janeiro, de causas naturais:
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo.
Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.
Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza
Por ironia do destino, Elza faleceu no mesmo dia de seu ex-marido, Mané Garrincha, que morreu em 1983. À parte toda a polêmica que envolveu o casal, eles representavam o que de melhor produz o povo brasileiro: a música popular e o futebol. Ambos estavam entre os gênios de suas áreas.
Nascida em 23 de junho de 1930, de família muito pobre do subúrbio do Rio de Janeiro, Elza iniciou sua carreira bem jovem. Em 1953 ela inscreveu-se no concurso musical do programa radiofônico Calouros em Desfile, apresentado pelo compositor Ary Barroso.
Seu primeiro disco data de 1960, com o título de Se acaso você chegasse. Gravou pelo menos 36 discos, entre inéditos e ao vivo.
Elza cantou até o último dia de sua vida. Estava ativa nos palcos, cantando em concertos e gravando discos.