Nesta terça-feira (15) um míssil que foi disparado contra a Polônia e deixou dois mortos, caso que é muito grave no contexto da operação militar especial da Rússia em território ucraniano, visto que a Polônia é vizinha destes dois países e faz parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que possui diversos membros com armamentos nucleares e deve responder qualquer agressão militar a um de seus membros como um bloco.
A Ucrânia e a máquina de propaganda imperialista logo trataram de culpar a Rússia pelo ataque, mesmo sem provas, algo que eles vêm fazendo constantemente: culpabilizar a Rússia unilateralmente por todo e qualquer problema, para conseguir tirar proveito e fomentar a sua narrativa criminosa que coloca os russos como vilões do mundo. Porém, esse caso é mais sério e gera maiores consequências, pois se fosse realmente um ataque russo à Polônia, isso significaria automaticamente o início de um gigantesco conflito, a Federação Russa estaria em confrontação direta com a aliança militar comandada pelos Estados Unidos, o que acarretaria em um embate com consequências desastrosas. Isso acontece porque os membros da aliança (OTAN) têm o compromisso de se defender mutuamente em caso de ataque armado contra qualquer um deles. Inclusive, é esse fato que faz com que a própria Polônia aja com soberba e ataque constantemente a Federação Russa em seus discursos russofóbicos, pois sabe que os russos não irão retaliar. Vale lembrar que é o governo da Polônia que surgiu com a ideia de proibir vistos e cidadãos russos em toda a Europa.
Dada a gravidade do tema, poucas horas após o ataque do míssil, o governo polonês de início pediu calma e cautela à sua população e, tempos depois, o presidente Duda falou com a imprensa dizendo que o mais provável é que o míssil saiu de um sistema de defesa ucraniano próximo à fronteira entre os dois países e Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, veio a público para informar que é pouco possível que o disparo tenha sido efetuado pelos russos e para reforçar a fala do presidente polonês, na tentativa de abaixar as animosidades sobre o caso pois eles sabem o que está em jogo e qual seria o resultado se o ataque viesse realmente da Rússia. No fim, mesmo o império teve que aparecer para desmentir Zelenski, que só pensa em si mesmo e quer que a OTAN entre em confronto com a Federação Russa a todo custo para que ele tenha alguma chance de não sair derrotado desse confronto.