Damasco, 26 de fev (Prensa Latina) As chamadas Forças Democráticas Sírias (SDF), milícia patrocinada pelos Estados Unidos, tomaram a sede de uma instituição estatal na cidade de Qamishli, na província nordestina de Hasakeh, por meio de ação armada .
Ativistas citados por vários meios de comunicação locais indicaram que membros do referido grupo separatista atacaram o prédio do Departamento de Previdência Social e Trabalho, arrombaram as portas, removeram a bandeira nacional e a substituíram pela sua.
Esta instituição, segundo fontes, atende milhares de cidadãos, especialmente aposentados, dentro e ao redor de Qamishli, e está localizada em uma zona que separa as áreas sob controle do governo daquelas dominadas pelas SDF.
Nos últimos meses, esta formação, de maioria curda e que domina a maior parte da região síria da Al-Jazeera, apreendeu centenas de casas e instituições estatais como escolas, centros de saúde, silos de trigo e departamentos de água. telecomunicações nas áreas que controla.
Soma-se a essas práticas o recrutamento compulsório de jovens, a subserviência aos Estados Unidos, o furto de petróleo e colheitas, além do despejo de famílias de suas casas devido à proximidade com bases norte-americanas, o que provocou a indignação dos moradores que aumentaram suas ações de protesto e resistência armada contra aquele grupo.