─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Uma análise do raio de destruição da ogiva e a posição do corpo da cauda do míssil Tochka-U confirmam que ele foi lançado pelas Forças Armadas da Ucrânia na direção sudoeste de Kramatorsk, disse o representante oficial do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov.
De manhã, tropas ucranianas bombardearam a estação ferroviária de Kramatorsk , matando cerca de 30 pessoas e ferindo outras 100. Ao mesmo tempo, Kiev acusa os militares russos de bombardeios.
“Gostaria de observar que o alcance máximo de voo do míssil Tochka-U é de 120 quilômetros. A massa da ogiva é de 482 quilos e contém 20 submunições de fragmentação, cada uma com 7,5 quilos, formando cerca de 16 mil fragmentos. Análise do raio de A destruição da ogiva, bem como a posição característica do corpo da cauda do míssil Tochka-U confirmam inequivocamente que ele foi lançado da direção sudoeste de Kramatorsk”, disse Konashenkov.
O general lembrou que o complexo Tochka-U é usado apenas pelas forças armadas ucranianas.Ele acrescentou que, de acordo com os dados de inteligência disponíveis, uma das divisões da 19ª brigada de mísseis das Forças Armadas da Ucrânia , armada com esses sistemas no momento do ataque a Kramatorsk, estava localizada na área da cidade de Dobropolye , 45 km a sudoeste de Kramatorsk.Konashenkov ressaltou que a área ainda está sob o controle das tropas ucranianas no Donbass .
Anteriormente, o DPR afirmou que foi a 19ª brigada de mísseis das Forças Armadas da Ucrânia que disparou contra Donetsk em março. Em seguida, 17 pessoas morreram, 36 ficaram feridas.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia . Vladimir Putin chamou seu objetivo de “a proteção de pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. Ele enfatizou que está planejado levar à justiça todos os criminosos de guerra responsáveis por “crimes sangrentos contra civis” em Donbass .
De acordo com o Ministério da Defesa russo, as Forças Armadas russas atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas. Em 25 de março, eles concluíram as principais tarefas da primeira etapa – reduziram significativamente o potencial de combate da Ucrânia. O principal objetivo da operação no departamento militar russo foi chamado de libertação de Donbass.