Centenas de marroquinos foram às ruas do país para comemorar a vitória da seleção contra Portugal, em pertida das quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O Marrocos venceu o jogo por 1 a 0.
É a primeira vez que uma seleção da África se classifica para as semifinais de uma Copa do Mundo. Em outra oportunidade, o Marrocos já tinha feito história chegando Às quartas de final. Apenas outras três seleções tinham conseguido esse feito: Camarões, Senegal e Gana.
A vitória do Marrocos é histórica e por isso tamanha comemoração. O futebol demonstra seu caráter popular e ressalta ainda mais a importância do esporte nesses países oprimidos. A realização da Copa no Catar abriu margem para um destaque dos países do hemisfério sul e, sobretudo, os árabes. No caso do Marrocos, é interessante observar que seus jogadores já demonstraram apoio à Palestina em mais de uma oportunidade.
É uma vitória contra o imperialismo, contra o colonialismo europeu que ainda toma conta da quase totalidade dos países africanos. O povo marroquino está em festa!




