Emmanuel Ferro – do ColTec (Coletivo de Tecnologia do PCO)
__________
Numa transação altamente suspeita, Paul Pelosi, marido da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, vendeu suas ações da NVIDIA nessa terça-feira (26/07/2022), antes que o Congresso aprovasse o projeto de lei “CHIPS-plus”. A denúncia foi publicada na última quarta-feira (27/07/2022) no Insider Paper.
De acordo com uma divulgação financeira do Congresso, o senhor Pelosi se desfez de 25.000 ações da NVIDIA num total de US$ 5 milhões. A venda se deu com uma perda de $ 341.365, o que levanta a suspeita de que o capitalista vislumbrava um futuro pouco permissor para a empresa em questão.
Segundo o denunciante, a divulgação da perda financeira é digna de nota porque a democrata californiana Nancy, raramente divulga informações detalhadas sobre as negociações de opções de ações de seu marido. Os membros do Congresso são obrigados apenas a relatar os valores de suas negociações em amplas faixas, além disso, a venda foi feita um dia antes de o Congresso aprovar o projeto de lei CHIPS-plus ou Chips and Science Act que visa impulsionar a fabricação de chips nos EUA e incentivar a concorrência com a China.
Em entrevista à imprensa, Drew Hammill, vice-chefe de gabinete do presidente da Câmara afirmou: “O senhor Pelosi comprou opções desta empresa há mais de um ano e as exerceu em 17 de junho de 2022. Como sempre, ele não discute esses assuntos com a presidente [Nancy] até que as negociações tenham sido feitas e as divulgações necessárias sejam preparadas e arquivadas. O Senhor Pelosi decidiu vender as ações com prejuízo, em vez de permitir que a desinformação da imprensa sobre esse negócio continuasse”.
Vale lembrar que a NVIDIA é uma das mais importantes produtoras de unidades de processamento gráfico e desenvolvedora de circuitos integrados. Em junho, várias empresas do setor, incluindo a NVIDIA, assinaram uma carta aberta pedindo aos líderes do Congresso que aprovassem o projeto CHIPS-plus.
Como resposta às críticas, da semana passada, Nancy negou que seu marido negociasse ações usando as informações privilegiadas.
Há uma discussão corrente no Congresso sobre a possibilidade de proibir que congressistas e seus cônjuges negociem a compra, venda e manutenção ações individuais. Originalmente, a presidente Nancy Pelosi se opôs à ideia, dizendo: “Somos uma economia de livre mercado. Eles devem ser capazes de participar disso”, devido a má repercussão de sua fala no Congresso e na opinião pública, N. Pelosi voltou atrás em sua declaração permitindo que grupos bipartidários de legisladores elaborassem projetos de lei e realizassem uma audiência pública.
__________
* A opinião dos colunistas não reflete, necessariamente, a opinião deste Diário