Até o momento, 13 capitais anunciaram que terão transporte gratuito neste dia 30 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno das eleições.
Dessas, Jair Bolsonaro venceu em dez no primeiro turno e Lula apenas em três.
As capitais da lista onde Bolsonaro teve mais votos do que Lula foram Rio de Janeiro, Maceió, Manaus, Macapá, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Boa Vista e Palmas.
Já onde Lula venceu foram Porto Alegre, Fortaleza e Belém.
🔴 ALERTA
— Eduardo Vasco (@cheguevasco) October 21, 2022
Golpe eleitoral em andamento: 10 capitais onde o transporte será gratuito no dia da votação votaram em Bolsonaro no 1° turno (10) e apenas 3 votaram em Lula. Ou seja, os prefeitos estão manipulando a questão dos transportes para favorecer Bolsonaro, com apoio do STF pic.twitter.com/7UDbTTUai2
Fica claro como será o golpe do transporte gratuito facultativo, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal golpista. Isto é, onde há um eleitorado maior do petista, quase não haverá transporte gratuito. Mas onde há um eleitorado maior de Bolsonaro, na maior parte dos casos haverá transporte gratuito.
Isso afeta diretamente o eleitorado de Lula, que tem mais votos na parcela mais pobre da população, que sequer tem dinheiro para pagar a passagem para ir votar. Já o eleitorado de Bolsonaro, comparativamente é mais rico e, portanto, não terá dificuldades em pagar a passagem para ir votar onde o transporte não for gratuito.
O STF é cúmplice desse golpe eleitoral a favor de Bolsonaro. A decisão correta seria garantir que todos os municípios fornecessem transporte gratuito, porque do jeito que foi aprovado, de forma seletiva, os municípios comandados por aliados de Bolsonaro (a maioria) poderão fazer uso de seu poder para aumentar o número de votos do atual presidente e reduzir o de Lula.
Lula, o PT e a CUT precisam reagir imediatamente contra essa fraude que está se desenhando nas eleições, mobilizar milhões de trabalhadores e fazer com que, nas ruas, Lula seja eleito presidente.