Foi inaugurada a exposição de obras do pintor Cândido Portinari no Museu da imagem e do som de São Paulo, de 05/03/22 a 10/07/22 das 10h às 17h, na Rua Vladimir Herzog 75, Água Branca.
Portinari cresceu em uma fazenda de café, seus pais eram imigrantes italianos e trabalhavam na própria fazenda. Foi um homem comprometido com a luta comunista, foi membro do PCB (Partido Comunista Brasileiro) candidato a deputado e senador na década de 40.
As pinturas de Cândido Portinari são um reflexo de influência dos movimentos artísticos de sua época, rompe com a estrutura tradicional e busca retratar o Brasil. Na obra Mestiço, óleo sobre tela de 1934, é retratado um homem mulato de braços cruzados, nesse quadro o pintor põe traços de pintura italiana, além da perspectiva geométrica do Renascimento. É bem marcante nesse quadro a valorização da força física do trabalhador brasileiro e as mãos calejadas de um personagem de idade jovem com os braços cruzados, o que representam uma atitude de negação.
A obra O lavrador de café é uma das telas mais representativas do artista, é considerada um retrato do trabalhador brasileiro, sobretudo o do meio rural. No contexto em que a tela foi pintada, o Brasil produzia café em larga escala para exportação e, apesar da crise 1929 ter impactado o mercado brasileiro, a produção ainda era bastante lucrativa para os barões do café. Porém, as pessoas que plantavam e colhiam os grãos viviam em condições precárias (Laura Aidar, Cultura Genial).
Aos 15 anos, foi para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes, participou da elite intelectual brasileira da década de 30, uma época de notável mudança da atitude estética e na cultura do país, demonstrada na Semana de Arte Moderna de 1922.
Os quadros do artista mostram um entrelaçamento de temas como os aspectos Social (O Lavrador de Café; Os Retirantes), Cultural (Festas folclóricas e brincadeiras infantis), Religioso (Último Baluarte), Histórico (O Descobrimento; A Primeira Missa)
Em 1935, obteve seu primeiro reconhecimento no exterior, na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções, intitulada Café, retratando uma cena da colheita típica de sua região de origem.
Revelou-se em Portinari uma grande inclinação muralista nos 4 painéis ( l, II, III, IV ) do Monumento Rodoviário da estrada Rio de Janeiro – São Paulo, em 1936, e nos afrescos do novo edifício do Ministério da Educação e Saúde, realizados entre 1936 e 1944.