─ HISPANTV ─ O presidente bielorrusso adverte que o Ocidente quer um conflito prolongado na Ucrânia para “afogar” a Rússia e a Bielorrússia nessa guerra.
Alexander Lukashenko indicou nesta sexta-feira que, apesar das declarações públicas dos países ocidentais que “continuam gritando sobre o fim da guerra na Ucrânia”, “eles não precisam de paz lá”.
“O que eles precisam lá é de guerra, quanto mais melhor, para afogar a Rússia e nós também, nessa guerra “, enfatizou.
Lukashenko deixou claro que o Ocidente não “permitirá que a Ucrânia faça um movimento” para acabar com a guerra.
Como parte dessas tentativas, Lukashenko também afirmou que os países ocidentais estão empurrando a Bielorrússia para a guerra na Ucrânia. “Se ao menos intervíssemos agora neste conflito, onde não somos esperados, seria um presente para eles”, acrescentou.
Além disso, o presidente bielorrusso denunciou “a guerra híbrida que foi lançada [pelos países ocidentais] contra a Bielorrússia, especialmente a guerra de sanções à economia e às finanças” no contexto deste conflito na Ucrânia.As declarações de Lukashenko vêm em um momento de alta tensão entre a Rússia e o Ocidente, depois que Moscou lançou uma “operação militar especial” contra a Ucrânia para defender civis nas autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, ambas em Donbas, leste da Ucrânia), que foram enfrentando o “genocídio” de Kiev, apoiado pelo Ocidente.




