– Tribuna do Movimento – No dia 07 de dezembro de 2022, o Movimento Nacional de Luta pela Moradia e a Organização e Luta dos Movimentos Populares do Estado de Pernambuco, durante atividade nacional da Campanha Despejo Zero com o mote “Natal Sem Despejo”, realizou junto a famílias de trabalhadores uma ocupação na cidade de Olinda-PE, em um espaço público que se encontra abandonado e ocioso.
Além de fazer parte da composição da atividade nacional e de dar visibilidade a grave situação que se encontra a pauta habitacional no país, a ação direta das famílias de trabalhadores tem como objetivo dar respostas concretas para essa problemática política e social, tendo em vista que se os nossos governantes não tem alternativas para garantir o direito à moradia digna, as organizações populares irá buscar na marra essas alternativas, porque o povo não pode pagar pela crise causada pelos ricos e seus representantes políticos.
O governo federal do miliciano destruiu por completo o programa habitacional, ficando marcado por ser um governo que não viabilizou nenhum projeto de construção de habitação de interesse social e portanto não entregou nenhuma moradia aos trabalhadores. Além disso, foi durante o governo do miliciano que as ameaças de despejos aumentaram em 901% e os despejos cresceram em 453%, nos últimos dois anos.
O ponta pé inicial de mudar essa situação foi dado com a construção da Campanha Despejo Zero, que tem obtido diversas vitórias institucionais (como a proibição dos despejos durante um determinado período e o estabelecimento de mecanismos de mediação de conflitos fundiários no poder judiciário), e com a eleição do Presidente Lula.
É preciso continuar mobilizados até conseguir consolidar o retorno de uma verdadeira política habitacional que garanta os interesses dos explorados e excluídos!