– RT – A interrupção das entregas de gás russo teria um efeito catastrófico na economia alemã, de acordo com Siegfried Russwurm, presidente da maior associação industrial do país, BDI.
“As consequências de cortar o fornecimento de gás russo seriam catastróficas”, disse ele ao tablóide Bild am Sonntag em entrevista publicada na noite de sábado.
Russwurm acrescentou que tal medida privaria as empresas do país do combustível, forçando-as a fechar as linhas de produção.
“Uma série de empresas neste caso seria completamente cortada do fornecimento de gás”, disse ele. “Em muitos casos, as empresas afetadas serão forçadas a interromper a produção, algumas empresas podem nunca conseguir iniciá-la novamente.”
Berlim acredita que a Rússia pode interromper o fornecimento de gás devido às sanções impostas a Moscou e ao fornecimento de armas pela Alemanha à Ucrânia. No início desta semana, o vice-chanceler e ministro da Economia alemão, Robert Habeck, disse que o país ainda não estava pronto para um embargo total ao gás russo.
Na quarta-feira, a Rússia impôs sanções às subsidiárias europeias da Gazprom, incluindo a Gazprom Germania, uma empresa de comércio, armazenamento e transmissão de energia que a Alemanha colocou sob tutela no mês passado para garantir o fornecimento. A lista de sanções também inclui Gazprom Schweiz AG, Gazprom Marketing & Trading USA, Vemex, Wingas e EuRoPol GAZ.
Anteriormente, a Ucrânia suspendeu o fluxo de gás natural russo para a Europa, enquanto culpava Moscou pela interrupção. O gás russo já estava fluindo ininterruptamente através de gasodutos na Ucrânia, apesar das tensões entre os dois países.