Indígenas denunciam descaso com vítima de um acidente que ocorreu na manhã da última sexta-feira (14) em cidade localizada próximo à fronteira com o Paraguai, no estado do Mato Grosso do Sul. O jovem indígena Rosemar Ortega, de 29 anos, morreu eletrocutado após subir em poste e encostar num fio de alta tensão. em Amambai (MS) por volta das 9 horas da manhã. No entanto, o fato só foi registrado pela Polícia Civil no sábado, dia 15.
O líder da aldeia foi quem chamou a polícia, que quando chegou, encontrou o corpo sendo velado por cerca de 20 pessoas, fora do local do acidente. O corpo foi levado ao IML de Ponta Porã e depois liberado para a família. O caso foi registrado como morte a esclarecer.
Parentes de Rosemar denunciam que a SESAI, controlada por bolsonaristas, não prestou serviço. Em vídeo, um homem mostra o corpo da vítima, relata que ele está abandonado e acrescenta que a SESAI recebe dinheiro em nome dos indígenas para cuidar do povo mas não cumpre seu papel. A SESAI negou suporte alegando que, por falta de documentos do jovem morto, não poderia prestar atendimento.