Após o retorno dos correspondentes da imprensa Causa Operária da cobertura da operação especial russa no Donbass, pela libertação das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e desnazificação. Esses 2 países vinham sendo atacados com bombas e sua população diariamente barbarizada por batalhões Azov e Aydar, desde o golpe de 2014, dado pelos nazistas ucranianos.
Rafael Dantas, dirigente nacional do Partido da Causa Operária e editor do Jornal Causa Operária e o Eduardo Vasco, editor do Internacionalismo do deste diário, trouxeram a bandeira que receberam do governo da RPL e enviaram uma saudação que foi reconhecida pela República 100% livre e soberana.
O Ministério da Relações Exteriores da República Popular de Lugansk publicou uma nota de agradecimento ao partido:
“Ativistas do Partido da Causa Operária do Brasil parabenizaram os moradores da República Popular de Lugansk pela completa libertação do território das forças armadas ucranianas.
Como sinal de apoio e solidariedade aos habitantes da região de Lugansk, membros do partido desfraldaram a bandeira da República.
O Partido da Causa Operária cobriu ativamente o curso da operação militar especial para proteger as Repúblicas de Donbass. Representantes do partido prestaram atenção especial aos fatos do crime das formações neonazistas da Ucrânia no território da RPL e transmitiram informações verídicas sobre os acontecimentos no Donbass ao povo do Brasil.”