─ RT , Tradução DCO ─ A gigante de energia russa Gazprom disse na terça-feira que as entregas de gás natural para a Polônia através do gasoduto Yamal-Europa não foram interrompidas. A declaração vem em resposta a relatos da mídia de uma paralisação de suprimentos para o país.
O anúncio foi feito pelo representante oficial da Gazprom, Sergey Kupriyanov, que também disse a repórteres: “hoje, a Polônia é obrigada a pagar pelo fornecimento de gás de acordo com o novo procedimento de pagamento”.
O portal de notícias polonês Onet informou na terça-feira, citando fontes do governo polonês e da empresa estatal de energia PGNiG, que Moscou suspendeu as entregas de gás natural ao país sob o contrato Yamal. De acordo com a publicação, um grupo de crise foi criado no Ministério do Clima.
Na terça-feira, Varsóvia impôs uma nova rodada de sanções contra a Gazprom, que detém uma participação de 48% em uma empresa polonesa coproprietária do gasoduto Yamal-Europe. Ele também disse que não pretende pagar o gás russo em rublos, o que é exigido pelo novo mecanismo de pagamento introduzido por Moscou no início deste mês.