─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ As forças aliadas assumiram o controle da maior parte da aldeia de Novoluganskoye, disse Eduard Basurin, porta-voz da Milícia Popular da RPD.
“Há um pequeno avanço no norte de Gorlovka. Este é o assentamento de Novoluganskoye, mais da metade deste assentamento pertence a nós. Esperamos que em um futuro próximo esteja completamente sob nosso controle”, disse ele no Channel One .
A vila do distrito de Artemovsky está localizada na costa oeste do reservatório Uglegorskaya TPP.
Mais cedo, o quartel-general da defesa territorial da DPR informou que a aldeia de Berestovoye, a 20 quilômetros de Soledar , estava sob o controle das forças aliadas . Assim, 255 assentamentos foram liberados na república.
No dia anterior, a aldeia de Staromayorskoe passou sob o controle das forças aliadas. Como disse um representante da Milícia Popular da RPD, as Forças Armadas da Ucrânia praticamente perderam a oportunidade de realizar reconhecimento com drones ao longo de toda a linha de frente.
De acordo com o Ministério da Defesa russo, as autoridades ucranianas estão mobilizando à força a população local para compensar as grandes perdas na área.
A Rússia está realizando uma operação militar na Ucrânia desde 24 de fevereiro. O presidente Vladimir Putin chamou seu objetivo de “a proteção das pessoas que foram submetidas ao genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. O Ministério da Defesa russo chamou a libertação de Donbass a tarefa principal.
Em particular, na RPD, os militares ocupam Volnovakha , um centro regional estrategicamente importante ao sul de Donetsk , Mariupol , a maior cidade na costa do Mar de Azov , e Svyatogorsk .
Além disso, no início de julho, com a captura de Lisichansk e dos assentamentos vizinhos, as forças aliadas controlavam todo o território da LPR .