Flavia Arantes do Nascimento, filha do jogador mais famoso do mundo, Pelé, publicou em seu perfil no Instagram uma crítica e um pedido de desculpas.
Falou da grande quantidade de informações falsas espalhadas a respeito de seu pai, que foi fazer exames de rotina no hospital Albert Einstein. Ela pediu desculpas pela confusão que foi criada “por essa mídia do mal que fica antecipando e criando fatos que não existem”.
Além disso, disse que Pelé sempre fez esses exames para acompanhar a evolução de um câncer. Falou que todos mantenham “essa energia” da Copa do Mundo, que Pelé tanto ama e precisa.
Segue a transcrição do que disse Flávia.
“Está uma confusão aí porque meu pai foi para o Einstein fazer exames. Peço desculpas por conta dessa mídia do mal que fica antecipando e criando fatos que não existem, que a gente nem está sabendo. Mas ele tá, sim, fazendo exames como sempre. Acompanhando a evolução desse câncer que ele tem. Então, vamos manter essa energia, energia de Copa do Mundo, que ele ama e que é o que ele precisa. Super obrigada pelo carinho e preocupação. Mas, vamos lá, ‘mais razão e menos emoção’ […] É por aí que a gente tem que ir. Um grande beijo e está tudo certo!!”, disse Flávia em vídeo no Instagram.
Enquanto isso, a Folha de S. Paulo realiza uma série de publicações defendendo a tese de que Pelé está com problemas intransponíveis e que, por isso, foi internado. Afinal, quando se trata de Pelé e Copa do Mundo, onde o Brasil é sempre o favorito, alguns jornalistas querem dar furos de reportagem sobre qualquer coisa.
Enquanto esteve no hospital Albert Einstein, Pelé foi homenageado pelo Catar. Ele postou, em resposta, um simples agradecimento (abaixo) à homenagem. Foi projetada em toda a parede externa de um prédio a foto do jogador com a camisa da seleção brasileira, e em outro prédio vizinho foi projetada em toda a parede externa uma frase escrita em inglês que dizia o seguinte para Pelé: “melhore logo!”.
Segue a resposta de Pelé à homenagem.

O técnico Tite, em uma coletiva de imprensa no Catar, também mandou mensagem ao jogador desejando coisas boas e disse que Pelé era o “nosso representante maior”, o representante de todos os brasileiros.
Pelé foi diagnosticado com câncer em 2021, passou por cirurgia quando foi operado para a remoção do câncer. Desde então, ele faz tratamento quimioterápico, tendo que voltar todos os meses para fazer exames periódicos de acompanhamento. Segundo a família, são estes exames que o levaram à mais recente internação.
Há 64 anos, Pelé esteve na seleção que trouxe a primeira copa para o Brasil. O futebol é um esporte que movimenta e alegra grande parte do planeta. Por conta disso, Pelé é um ídolo natural da classe trabalhadora e se identifica com eles sem fazer esforço. O jogador sempre se orgulhou de sua origem humilde. Talvez isso incomode a burguesia, e por conseguinte, a imprensa burguesa e a pequena-burguesia.
Uma vitória do Brasil na Copa representa, para a classe trabalhadora, uma vitória dela mesma num esporte tão famoso no qual muito dinheiro é investido. Quando o Brasil aparece como o melhor dos melhores na imprensa internacional, no futebol, isso é como uma vitória para o povo brasileiro. Diante dos países ricos, o Brasil é o melhor em alguma coisa, o mesmo vale para todos os países oprimidos pelo imperialismo no planeta, que vêem projetada no Brasil a sua vitória.
Quando o Brasil vence eles também se consideram vencedores, simbolicamente. A mesma consideração vale para quem colocou o Brasil à frente de todas potências do mundo. Pelé sempre será querido pela classe trabalhadora de todo o mundo.

Todos os trabalhadores do Brasil, simbolicamente, homenageiam Pelé durante esta copa do mundo no Catar através da homenagem que foi feita a ele pelo próprio Catar. E desejam ao Rei do Futebol a mesma sorte que ele dispensou à seleção brasileira nesta Copa, desejando a ela a vitória.





