─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Em Konstantinovka, tropas ucranianas minaram instalações de armazenamento de resíduos radioativos e químicos para explodi-las durante a retirada, disse Mikhail Mizintsev, chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional da Rússia.
“Em Konstantinovka, nacionalistas ucranianos mineraram as instalações de armazenamento de resíduos radioativos e químicos de uma empresa metalúrgica que produzia chumbo”, disse ele.
Assim, as autoridades de Kyiv prepararam uma nova provocação em uma instalação perigosa para acusar o exército russo de supostamente criar uma ameaça de contaminação radioativa de certas regiões da Ucrânia, concluiu o general.
Desde 24 de fevereiro, a Rússia vem realizando uma operação especial para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia . Vladimir Putin chamou sua tarefa de “proteger as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. Segundo o presidente, o objetivo final é libertar o Donbass e criar condições que garantam a segurança da própria Rússia.
Agora, as forças aliadas controlam quase todo o território da República Popular do Donetsk (RPD), incluindo Volnovakha, Svyatogorsk e Mariupol. Além disso, no início de julho, após a captura de Lisichansk e dos assentamentos vizinhos, eles libertaram completamente a República Popular de Lugansk (LPR).