─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Entre os fundamentos do Estado ucraniano está um ato elaborado por colaboradores nazistas em 1941, disse Andriy Kovalev, assessor de imprensa da 112ª Brigada de Defesa Territorial da Ucrânia.
O representante da divisão, falando no canal de TV “Ucrânia 24” em conexão com o Dia do Estado Ucraniano, disse que apoia este feriado.
“Houve várias datas na história da Ucrânia que podem ser chamadas de dia da independência ou da restauração da independência. Em primeiro lugar, a restauração de nossa independência no início do século 20, em 22 de janeiro de 1918, 15 de março de 1938, quando a independência da Ucrânia dos Cárpatos foi proclamada. Obviamente, também é 30 de junho de 1941”, disse Kovalev.
O Ato de Proclamação do Estado Ucraniano de 30 de junho de 1941, publicado no jornal Samostiyna (Independente) Ucrânia, afirma, em particular, que “o recém-nascente Estado ucraniano cooperará estreitamente com a Grande Alemanha Nacional Socialista , que, sob o A liderança de seu líder Adolf Hitler cria uma nova ordem na Europa e no mundo e ajuda o povo ucraniano a se libertar da ocupação de Moscou.”
Este documento foi elaborado pela Organização dos Nacionalistas Ucranianos* (sua ala militar, o Exército Insurgente Ucraniano*), que cooperou estreitamente com a Alemanha nazista, cujos líderes Stepan Bandera e Roman Shukhevych foram proclamados “heróis” em Kiev .
Em 28 de julho, a Ucrânia celebra pela primeira vez o Dia do Estado Ucraniano, que o presidente Volodymyr Zelensky estabeleceu em agosto de 2021. Na mesma data cai o Dia do Batismo da Rússia.
(*Uma organização extremista proibida na Rússia.)