Um dos principais nomes da história do América-MG, o ex-jogador e treinador Jair Bala faleceu nessa terça-feira (27/12), em Belo Horizonte. Ele já enfrentava vários problemas de saúde desde que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além do clube mineiro, o ex-atacante jogou no Comercial, no Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Santos.
O ex-atleta nasceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Ele teve duas passagens pelo América-MG, nas quais fez 78 gols, foi artilheiro das edições de 1964 e 1971 do campeonato mineiro, além de conquistar o estadual pelo clube no ano de 1971, no que é considerado um dos melhores elencos da história do clube.
Alencar da Silveira Junior, presidente do América-MG, postou a seguinte mensagem nas redes sociais: “Como presidente do América eu só posso deixar meu pesar, acolher toda a família e mostrar que, acima de tudo, Jair Bala ainda vai estar vivo no coração de cada torcedor americano”.
Por todas as equipes onde passou, Jair Bala fez história. Jogou no Comercial de Ribeirão Preto em 1966, considerado o melhor time da história do clube, apelidado de Rolo Compressor. Tendo sido um dos poucos times a fazerem cinco gols no Santos de Pelé em plena Vila Belmiro, num dos maiores jogos da história, que terminou 7 a 5 para o Santos.
Bala também foi companheiro de time de Pelé quando passou pelo Santos. No jogo em que o milésimo gol foi anotado, em partida contra o Vasco, no Maracanã, ele foi o substituto do rei.
Richarlison, atacante da seleção brasileira e autor do gol mais bonito da Copa do Mundo de 2022, jogou nas categorias de base do Coelho e também comentou sobre essa perda: “O senhor foi um dos primeiros a apostar em mim, quando eu ainda era um menino. Disse que eu iria pra Seleção, e eu cheguei lá. Todos os americanos vão te reverenciar pra sempre. Gratidão eterna! Vai com Deus, mestre Jair Bala!”.





