Heinz-Christian Strache, ex-vice-chanceler da Áustria, afirmou que os europeus não querem que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) forneça armamento para a Ucrânia e são a favor das negociações para que o conflito chegue ao fim o mais rápido possível.
“Os cidadãos da União Europeia não querem a escalada do conflito e o fornecimento de armas (pelos países da OTAN e da União Europeia a Kiev), mas, sim, iniciativas sérias e honestas de paz”, declarou Strache.
Desde o início da ofensiva russa no território ucraniano, em fevereiro deste ano, países da OTAN e da União Europeia enviaram ajuda militar para a Ucrânia, contribuindo para o aumento da tensão na região.
Junto a isso, está a política de sanções impostas por países do ocidente, o que tem levado a uma crise sem precedentes aos países europeus, que dependem de recursos provenientes da Rússia.