─ RT , Tradução DCO ─
As entregas de gás natural israelense via Turquia para a Europa estão sendo consideradas como uma alternativa ao fornecimento de energia russo, informou o jornal turco Yeni Şafak na segunda-feira.
“O gás israelense é considerado uma opção, sua rota está prevista via Turquia, pelo Mediterrâneo Oriental”, informou o jornal, acrescentando que, no caso de tal acordo, “espera-se que o navio turco esteja em serviço durante a transmissão períodos.”
O relatório também destacou que “com foco na perfuração em águas profundas para a extração de petróleo e gás natural dos mares, a Turquia incluiu uma quarta embarcação de perfuração em sua frota”.
O novo navio de perfuração, que deixou a Coreia do Sul em 7 de março, deve chegar à Turquia em 19 de maio. “Um navio de nova geração que servirá no Mediterrâneo Oriental, iniciará sua primeira missão em julho após dois meses de trabalho preparatório facilitará a exploração em alto mar e a dragagem no Mediterrâneo”, disse o jornal
O navio pode operar em profundidades de até 3.600 metros e é capaz de perfurar até 12.200 metros.
Em março, a mídia informou que um gasoduto Turquia-Israel estava sendo discutido nos bastidores como uma das alternativas da Europa à energia russa. A ideia, concebida pela primeira vez anos atrás, é construir um gasoduto submarino da Turquia para o maior campo de gás natural offshore de Israel, Leviathan. O gás fluiria para a Turquia e para o sul da Europa procurando diversificar para longe da Rússia.
Autoridades da indústria, no entanto, alertaram para restrições de produção e fatores geopolíticos que podem deixar o plano morto na água. O Líbano afirmou que o campo de gás se estende até suas águas.
.