Os Estados Unidos expandiram as sanções contra a Rússia para incluir 13 pessoas físicas e mais de 30 pessoas jurídicas na lista restritiva, disse o Departamento do Tesouro dos EUA em comunicado.
De acordo com a lista publicada, as restrições afetaram, entre outras coisas, a ex-atleta Alina Kabaeva , os empresários Melnichenko, Guryevs, Ponomarenko, Pumpyansky e Rashnikov. No entanto, não se aplicam ao PhosAgro , ao aeroporto de Sheremetyevo e ao Eurochem.
Além disso, as sanções afetaram o chefe da administração de Mariupol Konstantin Ivashchenko, o chefe da administração da região de Kherson Vladimir Saldo e seu vice Kirill Stremousov .
Entre as empresas da lista estavam um fundo, um instituto e um technopark em Skolkovo , além da MMK.
Além disso, novas sanções dos EUA se estenderam a dois iates supostamente associados a indivíduos russos.
Washington também impôs restrições de visto a 893 funcionários russos, incluindo membros do Conselho da Federação e militares, e 31 funcionários de terceiros países por apoiar a anexação da Crimeia à Rússia , anunciou o Departamento de Estado.
Após o início de uma operação militar especial para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia, o Ocidente intensificou a pressão das sanções sobre Moscou . As medidas restritivas afetaram principalmente o setor bancário e os produtos de alta tecnologia. Muitas marcas anunciaram sua retirada da Rússia.
Moscou chamou essas medidas de guerra econômica, observando que estava pronta para tal cenário. O Banco Central está tomando medidas para estabilizar a situação no mercado de câmbio, graças ao qual o rublo se fortaleceu significativamente em relação ao dólar e ao euro, quebrando as máximas de cinco anos. A Rússia também transferiu os pagamentos de fornecimento de gás para países hostis em rublos.
Outro passo para combater o impacto das sanções ocidentais foi o plano elaborado pelo governo, que inclui cerca de uma centena de iniciativas. O valor de seu financiamento será de cerca de um trilhão de rublos.
Ao mesmo tempo, no Ocidente, as restrições provocaram um aumento recorde nos preços dos combustíveis e alimentos.