Lloyd Austin, o secretário de defesa dos EUA, disse ontem (11) que “até US$ 400 milhões em assistência de segurança adicional para a Ucrânia com uma mistura de capacidades críticas no campo de batalha para ajudar a Ucrânia a defender sua pátria”. “Juntamente com nossos aliados e parceiros internacionais, estamos unidos em nosso apoio inabalável à autodefesa da Ucrânia”, acrescentou.
O documento divulgado na imprensa especifica o que foi “doado” ao país nazista, ” este pacote de ajuda inclui quatro sistemas de defesa antiaérea Avenger e mísseis Stinger portáteis. munição adicional para os chamados HIMARS, 21.000 peças de artilharia de 155 milímetros, entre outros.”
E segundo Patrícia Singh, vice-secretária de imprensa do pentágono a quantia de dinheiro seria gasta na aquisição de sistemas de defesa aérea e mísseis terra-ar para a Ucrânia.
Embora Moscou esteja afirmando incansalvemente que transformar a Ucrânia em um “barril de pólvora” com ajuda dos países imperialistas somente prolongará o conflito e que veículos carregados de armas que transitam pelo território ucraniano são vistos como “alvos militares legítimos”.
Muitos paises já denunciaram o envolvimento dos Estados Unidos e países imperialistas, por meio do patrocínio de armas e ajuda militar. O Irã, alega que além de mostrar sua disposição de mediar o conflito entre seus vizinhos, considera que a forma de resolver a tensão é por meio do diálogo e da diplomacia.