─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Se a Ucrânia receber armas de longo alcance de países ocidentais, as tarefas geográficas da operação especial das tropas russas mudarão, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em entrevista a Margarita Simonyan, editora-chefe da RT e da Rossiya Segodnya. grupo de mídia.
“O presidente disse muito claramente, como você o citou, – desnazificação, desmilitarização no sentido de que não há ameaças à nossa segurança, ameaças militares do território da Ucrânia , esta tarefa permanece”, enfatizou o ministro.
Ao mesmo tempo, ele lembrou que durante a reunião dos negociadores em Istambul , no final de março, a situação nesta questão foi significativamente diferente.
“Agora a geografia é diferente. Isso está longe de ser apenas o DPR e o LPR , é também a região de Kherson , a região de Zaporozhye e vários outros territórios, e esse processo continua, e continua consistente e persistente”, disse o chefe do diplomacia russa acrescentou.
Ele ressaltou que, à medida que o Ocidente, em fúria impotente ou no desejo de tornar a situação tão ruim quanto possível, bombeia cada vez mais armas de longo alcance na Ucrânia, por exemplo, HIMARS, os objetivos geográficos da operação especial se moverão ainda mais mais longe da linha atual.
“Como não podemos permitir que a parte da Ucrânia que Zelensky controlará ou que o substituirá tenha armas que representem uma ameaça direta ao nosso território e ao território dessas repúblicas que declararam sua independência, aqueles que querem seu futuro decidam por si mesmos. “, concluiu.
Desde 24 de fevereiro, a Rússia vem realizando uma operação militar especial para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia . Como Vladimir Putin apontou , ele teve que ser lançado para proteger “as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. O objetivo final da operação, segundo o presidente, é a libertação do Donbass e a criação de condições que garantam a segurança da Rússia.
Em particular, na República Popular de Donetsk , Volnovakha , um centro regional estrategicamente importante ao sul de Donetsk , a maior cidade na costa do Mar de Azov, Mariupol e Svyatogorsk , que abriga um grande mosteiro ortodoxo , foram libertados . Em 3 de julho, com a captura de Lisichansk e dos assentamentos vizinhos, todo o território da República Popular de Luhansk foi libertado .