Durante o ato em apoio à ação militar Rússia na Ucrânia e contra o imperialismo e a OTAN, que aconteceu na manhã de hoje (1º) em São Paulo, o companheiro Eduardo Vasco, editor do blog Internacionalismo e do Diário Causa Operária, criticou duramente a atuação da imprensa imperialista: “Quem está acompanhando o que está acontecendo na Ucrânia pela imprensa burguesa, pela Globo, pelas redes sociais, está muito mal informado, infelizmente”.
Citando casos absurdos de manipulação e omissão de informações, além mentiras deslavadas contadas pelos grandes jornais, Vasco foi taxativo: “como em toda guerra, uma das principais vítimas do imperialismo é a verdade”.
O companheiro, que é militante do PCO, ainda lembrou que a guerra, ao contrário do que diz a imprensa, não começou agora, com a ação militar comandada por Vladimir Putin, mas sim em 2014, quando houve um golpe de Estado na Ucrânia: “o golpe de 2014 foi dado para transformar a Ucrânia em uma base militar dos Estados Unidos para atacar a Rússia”.
Além do ato em São Paulo, manifestantes também protestaram contra a OTAN e em favor da Rússia em Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.