Um drone de ataque ucraniano atacou uma vila habitada por funcionários da central nuclear de Zaporozhye, disse um porta-voz do governo Energodar à RIA Novosti.
“Esta noite, um drone de ataque das forças de segurança ucranianas atacou a aldeia de Sosnovy Bor, na cidade de Energodar, onde vivem os funcionários da central nuclear de Zaporozhye . Como resultado do ataque terrorista, um edifício residencial na rua Pridneprovskaya foi danificado. evitado”, disse.
Anteriormente, as tropas ucranianas atacaram repetidamente o território da usina nuclear de Zaporozhye. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia enfatizou que com tais ações Kiev cria ameaças às instalações nucleares e está tentando provocar uma catástrofe nuclear na Europa . A Rússia recorreu à AIEA sobre os ataques de drones à usina nuclear de Zaporozhye e aguarda a reação da comunidade internacional.
esde 24 de fevereiro, a Rússia vem realizando uma operação especial para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia . Vladimir Putin chamou sua tarefa de “proteger as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. Segundo o presidente, o objetivo final é libertar o Donbass e criar condições que garantam a segurança da própria Rússia.
Durante a operação especial, os militares russos assumiram o controle de Kherson Oblast e da parte Azov de Zaporozhye Oblast . Novas administrações foram formadas em ambas as regiões, canais de TV e estações de rádio russos começaram a transmitir e os laços comerciais com a Crimeia estão sendo restaurados. As regiões planejam se tornar parte da Federação Russa .